“Quando pessoas se unem, sonhos se tornam possíveis!”
Você está convidado para um encontro que inspira o futuro e fortalece o presente:
Lançamento do Programa Paul Singer

Um espaço de diálogo, aprendizado e transformação, onde a Economia Solidária ganha força e mostra que é possível construir uma sociedade justa, humana e sustentável.
Venha conhecer, participar e fazer parte dessa jornada coletiva que valoriza o trabalho, a cooperação e o cuidado com as pessoas.
Quem foi Paul Singer:

Paul Singer, o maestro da economia solidária brasileira/Marco Zero Conteúdo
Nascido em Viena, na Áustria, em família judia, Paul Singer chegou ao Brasil com 8 anos, em 1940, fugindo dos horrores do nazismo. Ainda adolescente, com 13/14 anos, começa sua politização e seu engajamento político. Paul Singer se aproxima dos socialistas (antistalinistas e críticos do PCB) que, naquele momento, estavam se organizando na “esquerda democrática”.
Paul Singer (1932-2018) foi um militante comprometido e engajado em diferentes organizações e partidos socialistas por mais de sete décadas (iniciando nos anos 1940 na “esquerda democrática” e chegando ao Partido dos Trabalhadores, onde esteve desde a fundação até o seu falecimento); foi operário metalúrgico no início dos anos de 1950 (vindo a se tornar liderança na famosa greve dos trezentos mil em São Paulo em 1953); foi um renomado economista, tendo produzido durante décadas importantes analises da economia brasileira e inovado teoricamente ao pensar a dinâmica do capitalismo numa economia “periférica”; foi um professor que formou gerações de estudantes; foi um intelectual que além de ter inovado nas interpretações sobre o país e, principalmente, sobre o lugar dos trabalhadores na formação social brasileira, nunca se furtou ao debate público; foi um “marxista” que traduziu e interpretou a tradição marxista para o contexto nacional; foi um militante pela economia solidária e autogestão; foi um gestor público, tendo trabalhado como secretário do Planejamento no governo de Luiza Erundina (1989-1992) e como secretário nacional de economia solidária nos governos Lula e Dilma.
Segundo Paul Singer, a economia solidária é um modo de produção alternativo ao capitalismo, fundamentado na cooperação, solidariedade e autogestão. Ela busca organizar o trabalho, a produção e o consumo de forma a superar a desigualdade social e a exclusão, promovendo a participação, a democracia e a justiça social. O modelo envolve a organização coletiva dos trabalhadores em cooperativas ou associações, o compartilhamento igualitário dos resultados e a busca por um desenvolvimento que seja harmônico com o meio ambiente e beneficie os mais vulneráveis.
Em sua trajetória, Paul Singer foi um renomado e respeitado representante de toda uma geração que teve sua práxis vinculada ao íntimo compromisso com o socialismo, com a emancipação da classe trabalhadora e com a radicalização da democracia.
Venha participar do Programa de Formação PAUL SINGER Agentes de Economia Popular e Solidária.
Data: 01/01/2025
Local: Câmara Municipal de Lins
Rua: Maestro Carlos Gomes, nº 22
Credenciamento: 09h
*Participe! Sua presença é de fundamental importância
Juntos, somos a força que move a nova economia!
Organização: Coordenador Estadual do Programa Paul Singer – Luis Carlos Tezoto
Apoio: Câmara Municipal de Lins – Vereador Ailton Gomes
PUBLICIDADE

A THJA é sua agência de Negócios e Projetos. Abrimos portas para o sucesso dos seus negócios. Contato:(14) 98105-2710 e (14) 98105-2706
E-mail: thja.gestaodeprojetos@yahoo.com.br



























































Comente este post