(14) 3513-0841 |
COMPROMISSO DE VERDADE
31 de agosto de 2020

O passado tem aroma. Por: Renato Bezerra de Araújo

“Enquanto escrevo estas linhas, minha imaginação corre solta pela escola da minha infância e adolescência. Era ali, que muita coisa ficou encravada na carne, na alma e na memória. Relato aqui lembranças pessoais da escola Minervina Sant´Anna Carneiro, no bairro do Junqueira, desta urbe centenária, onde lecionei por alguns anos”.

De tempos em tempos, sopra em minha alma a doce brisa da nostalgia. De certa forma, sou um nostálgico, não por hábito, mas por vocação. Mas, eis o que eu queria dizer: não sei se me entendem, mas o passado tem aroma.

 

Enquanto escrevo estas linhas, minha imaginação corre solta pela escola da minha infância e adolescência. Era ali, que muita coisa ficou encravada na carne, na alma e na memória. Relato aqui lembranças pessoais da escola Minervina Sant´Anna Carneiro, no bairro do Junqueira, desta urbe centenária, onde lecionei por alguns anos.

 

Foi lá, que muitos aromas retornaram e ganharam vida novamente: eis que me vêm o cheiro do pó de giz, com suas partículas suspensas no ar ou marcadas no corpo das árvores; o cheiro da merenda dos alunos, que chegava todas as manhãs pela Kombi da Prefeitura Municipal, o cheiro de pipoca doce, da paçoquinha e do pé-de-moleque, na cantina improvisada em cima de uma mesinha de madeira; o cheiro do pátio de tantas brincadeiras, o cheiro da infância perene presente em cada lancheira, em cada mochila, nos cadernos e nos livros da pequena e humilde biblioteca.

 

Enfim, abro os olhos, e estou de volta à realidade. Sou grato e feliz por possuir a maior e melhor máquina já idealizada por Deus e que se encontra à disposição de todos: a memória. Já imaginaste o que seria de nós sem ela em nossas vidas? Talvez algo como um mundo sem cor, cinza e frio, numa tarde de inverno sem sol.

Pois bem, o passado tem aroma. E, enquanto termino de escrever as últimas palavras deste breve texto, me escorre olhos abaixo, ligeiras e grossas lágrimas de saudade.

Renato Bezerra de Araújo é Advogado

OAB/SP 423.296

 

Leia mais “Contos – Prosas e Poesias ”  acessando o link abaixo:

https://www.jornaldelins.com.br/categoria/artes-e-cultura/contos-prosas-e-poesia/

Autor: Renato Bezerra de Araújo é Advogado
Referência: O Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2021 | Todos os direitos reservados.
Pular para a barra de ferramentas