(14) 3513-0841 |
COMPROMISSO DE VERDADE
26 de agosto de 2019

COACHING PREPARATÓRIO – Importante ferramenta para alcançar o sucesso em suas provas de concursos públicos e vestibulares.

Os que sonham em passar em um concurso público e alcançar a tão esperada estabilidade profissional e financeira, não podem deixar de ler.

Por:MARCEL FABRICO SOARES SILVA

Muitos me perguntam:

Como foi possível você passar no concurso, sendo ele tão difícil e concorrido?

Inclusive, utilizei esta questão como motivação, para aperfeiçoar-me e ajudar aqueles que, como eu, possuem o sonho de uma carreira militar ou concurso público.

Por acreditar nas técnicas que desenvolvi durante meu período preparatório, que trouxeram resultado totalmente positivo, e principalmente, porque qualquer um pode executá-las e colocar em prática, aceitei o convite de escrever este material, e quem sabe, motivar você a atingir seu sonho.

Basta saber se você realmente quer, se realmente acredita que pode e se realmente está a fim de pagar o preço que, àqueles que conseguiram, pagaram.

E aí ? Você, verdadeiramente, quer alcançar este sonho?

Eu passei!!! E você é o próximo.

Os que sonham em passar em um concurso público e alcançar a tão esperada estabilidade profissional e financeira, não podem deixar de ler esse artigo por dois motivos. 

PRIMEIRO: Se você sonha em ser aprovado em qualquer exame, terá que saber como fazer isso, eu sei e vou te mostrar. 

SEGUNDO: Aqui você terá dicas simples e poderosas, três passos, que podem ser implementados por qualquer pessoa para executar e enxergar o caminho para o sucesso/aprovação.

Para passar em um concurso público, existem três passos importantes:

1º PASSO:

Querer passar no concurso. Ter essa vontade e assumir verdadeiramente essa ideia o quanto antes. Quanto menos tempo demorar para dar o primeiro passo, mais rápido chegará ao destino.

2º PASSO:

Acreditar que é possível, acreditar que vai passar. “se você acredita que pode e se você acredita que não pode, você sempre estará certo”.

Trabalhar a nossa mente para o sucesso facilita e muito alcança-lo, isso me ajudou tanto no concurso como depois dele, depois você vai entender melhor.

3º PASSO:

Ação: Agir para atingir seu objetivo, deve fazer tudo aquilo que precisa ser feito para alcançar a aprovação. Ou seja, deve estudar e estudar muito; e a regra é “estudar até passar”, como sempre diz o professor Willian Douglas.

Quando completei 18 anos, decidi que iria investir nessa vida de concursos, sabia que iria ser muito bom para o meu futuro, passando em algum concurso bom.

Resolvi então QUERER e entrei na “fila do concurso público”.

Parafraseando o professor Willian Douglas “Concurso público é uma fila”, ela está ai, como qualquer outra fila, e nós, brasileiros, entendemos muito de filas, não podemos ver um e já vamos logo entrando; a fila do concurso já existe e quando você resolve entrar nela, você entra aonde? No final”. Àqueles que chegaram antes (que começaram a estudar antes) estarãona sua frente, nada mais justo e lógico. E a sacada é, se você não desistir de sair da fila, certamente sua vez vai chegar, mais cedo ou mais tarde ela chega”.

Imagine que, aqueles que entraram bem antes vão passar nos concursos e vão liberar lugar na fila, aqueles que estão a sua frente e, com certeza vão desistir, também vão liberar lugar para você que não desistiu; e quanto mais você se preparar, mais rápida essa fila vai andar, até que, quando menos esperar, chegará a sua vez. Eu me agarrei a essa ideia e, advinha, um dia minha vez chegou.

Acreditar que é possível e que é capaz, é essencial. Quanto mais acreditar, mais motivado ficará, e quanto mais motivado estiver, mais prazer de estudar terá, e quando atingir essa fase (de sentir prazer em estudar), quando entender que essa é, senão, a fase mais importante de todo o processo, vai ver que os resultados chegarão mais rápido do que imagina.

O resultado, obviamente é importante, porém, o processo de aprendizagem em si, é de suma importância, é essa fase que te levará a buscar seus objetivos.

Quando tornar-se mestre nesse processo, entender e enxergar o caminho da aprovação, e a cada dia que passar se sentir mais e mais confiante, quando chegar a sua vez na fila, estará diante de várias opções a escolher, choverá aprovações à sua frente.

Acreditar é uma escolha sua.

Outra escolha, é agir na direção correta e na velocidade ideal. Pagar o preço que todos pagam para conseguir, fazer tudo que deve ser feito. A ação também é muito importante, não basta saber o que quer, saber o que tem que fazer e ficar inerte, ficar parado é mais fácil, é mais atraente, porém, para vencer é necessário agir, e agir muito.

Para quem está entrando neste mundo dos concursos, vai perceber que estudar é uma das coisas mais difícil que se tema fazer. É preciso estar bem com seu corpo e com sua mente, caso contrário surgirão as dificuldades de concentração.

Porém, mais difícil que estudar, é não estudar, não passar no concurso e não ter um bom salário, isso sim é muito difícil.

Como foi o meu processo?

Quando resolvi entrar na fila do concurso, não sabia praticamente nada, cai de paraquedas nesse novo mundo, e logo percebi que teria que suar muito a camisa para alcançar meus objetivos.

O primeiro concurso que prestei foi para a Academia do Barro Branco, e o resultado foi deplorável, sai da prova afirmando que jamais conseguiria passar num concurso desses. Então resolvi me subestimar e comecei a olhar concursos teoricamente mais fáceis, quando daí, prestei o concurso de Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP, e agora sim, também aprendi que aquilo não era o que eu queria, e me subestimei novamente, desanimava e desistia já na primeira tentativa.

Mesmo com essas derrotas, continuei estudando prestei o concurso de Agente de Segurança Penitenciário de SP, passei e fui trabalhar na Penitenciária de Lucélia, depois prestei para Agente Prisional do Estado do PR, fui aprovado, porém não passei no psicológico.

Consegui assumir o concurso através de mandado de segurança e por lá trabalhei por quatro anos.Após dois anos trabalhando em Londrina, perdi o processo e fiquei aguardando a exoneração, ou seja, fiquei aguardando ser mandado embora sem direito a nada.

Esse foi um momento crucial da minha vida, precisei voltar à fila dos concursos e a vida de estudos voltou de forma urgente, a minha fila tinha que andar muito rápido porque eu ia ficar desempregado e isso não era bom. Retomei meus estudos com uma motivação externa, o medo do desemprego.

Estudava muito, muitas horas todos os dias, me sentia confiante e prestei diversos concursos, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Agente Penitenciário Federal e muitos outros. E adivinhem? Reprovei em todos. Esse último me fez refletir muito, de todas as pessoas que eu conhecia ninguém foi capaz de me superar em número de erros na prova, fui muito mal, mesmo estudando muito.

Fiquei muito indignado, frustrado, decepcionado, mas não desistia. Vivi meu “luto” e foi nessa hora que ACORDEI. Estudava de FORMA ERRADA,percebi que precisava aprender a estudar!!!Talvez a mesma sensação de muitos que estudam e tem a sensação que nada evolui.

Estudar horas a finco não é sinônimo de aprovação, não é sinônimo de aprendizado.

Estudar errado é quase o mesmo que não estudar, e graças a Deus percebi isso a tempo.

Desde então comecei a estudar, a forma de estudar, comecei a me monitorar, passei a ler diversos livros e realmente percebi que eu tinha que mudar todo meu jeito de estudo.

Primeiro fiz um planejamento muito bem feito. Depois aprendi técnicas que me fizeram ter mais concentração, mais foco e mais disciplina, características primordiais para quem quer passar num concurso.

Passei a dar mais atenção a todas as áreas da minha vida, porque estudar e não dedicar um tempo ao esporte, à família e a Deus, não vai te fazer um verdadeiro vencedor, ou até pode fazer você passar, mas com uma saúde debilitada, afastado da família ou distante de Deus, e esse não era meu objetivo.

Aprendi técnicas que deixaram meus estudos mais eficientes, aprender ficava cada vez mais fácil e prazeroso, e para mim, está aqui o segredo do sucesso, você precisa atingir esse nível de se apaixonar pelo aprendizado, pelo estudo, pela leitura, depois todo o resto fica muito, muito mais fácil.

Quando eu finalmente atingi esse patamar, os resultados começaram a aparecer.

Fui aprovado em diversos concursos, Auxiliar do Ministério Público, Soldado da Polícia Militar do estado de são Paulo, Oficial de Justiça TJ-SP, TRT-PR, TRT-RJ, TRT-RG, TRE-CE, Técnico do MP-SP, Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP e ACADEMIA DE Polícia MILITAR DO BARRO BRANCO.

LEMBRAM DESSES DOIS ÚLTIMOS? Havia dito que seria impossível passar neles?

Se tivesse mantido aquela negatividade, jamais teria conseguido, acreditar que era possível foi essencial.

Hoje, sou Oficial da PMESP, tive a oportunidade de escolher entrar para a APMBB porque sempre foi um sonho de criança, e hoje posso dizer que vivo um sonho, não foi por salário, não foi por status, foi por um Sonho!

As técnicas que prendi nesse período, foram tão eficazes que as utilizei durante o CFO (Curso de Formação de Oficiais), e de 120 cadetes da minha turma, finalizei o curso em 08 da turma, o que me deixou honrado e muito orgulhoso desses resultados.

Muito feliz por ter aprendido as técnicas corretas de preparar-se, a tempo.

Seguem algumas dicas valiosas:

  • Faça um plano de estudos;
  • Respeito seu plano de estudos (disciplina);
  • Deixe tudo que precisa para estudar a seu alcance;
  • Deixe tudo que te atrapalha a estudar, longe do seu alcance;
  • Faça atividades que vão potencializar a capacidade do seu cérebro;
  • Leia livros;
  • Pense positivo, imagine você sendo aprovado, imagine você trabalhando no cargo público, isso te dará mais motivação;
  • Invista na motivação, com fotos, músicas, cartazes etc.;
  • Reserve um tempo para o descanso e para o lazer;
  • Tenha fé.

Estou à disposição para auxiliar a quem precisar atingir os seus objetivos.

Sobre: MARCEL FABRICO SOARES SILVA

– 1º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente exerce a função de Comando de Força Patrulha na Região de Lins e já atuou também na cidade de Americana e na Zona Norte da Capital.
Atua também como Coach/mentor ajudando as pessoas a acreditarem em seus sonhos; mostrando o caminho que percorreu para o sucesso nos concursos públicos, utilizando técnicas e ferramentas que ajudam as pessoas a potencializarem seus estudos, atendendo em Americana e Lins.
Bacharel em Ciências Policiais e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco;
Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina;
Especialista em Direito Penal pelas faculdades Damásio;
Coach Integral Sistêmico formado pela FEBRACIS Campinas (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico);
Atuou como Agente Penitenciário nas penitenciárias de Lucélia-SP, Mauá-SP, Americana-SP e Londrina-PR.
Em 2006 participou do fatídico episódio dos ataques e mega-rebelião que fizeram o Estado de São Paulo parar, quando ficou de refém por 48 horas em Lucélia. Uma história de garra, superação e vitória.
 
 
Autor: MARCEL FABRICO SOARES SILVA
Referência: O autor

COMENTÁRIOS

  • Obrigada por sua parceria e compartilhar este conteúdo, que acredito muito, ajudará aqueles que estão na labuta por um concurso público.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2021 | Todos os direitos reservados.
Pular para a barra de ferramentas