(14) 3513-0841 |
COMPROMISSO DE VERDADE
5 de outubro de 2021

A sutil operação dos corruptos contra a Lei da Ficha Limpa . Por: Antonio Tuccilio

É uma vergonha. A democracia brasileira pede socorro.

O sucateamento dos meios de combate à corrupção é evidente. Após o ataque à Lava-Jato, agora a bola da vez é a Lei da Ficha Limpa. Vale lembrar que essa lei foi uma conquista do povo brasileiro. Portanto, a tentativa de enfraquecê-la deve ser encarada como um insulto a todos os cidadãos.

Recentemente, os Deputados Federais aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLP) 9/2021, que retira a inelegibilidade do administrador público que teve suas contas reprovadas por irregularidade intencional. Isso mesmo. Você não leu errado: o PLP inocenta quem usou ilegalmente o dinheiro público. Afinal, qual a razão de limpar a barra desses criminosos?

A lei prevê que se não há dolo (ou seja, a intenção) não há irregularidades. Portanto, o envolvido não perde o direito de se eleger. A Lei exige que o ato tenha configuração de dolo, mas, mesmo assim, se o PLP 9/2021 for aprovado abre uma brecha perigosa, que pode livrar muitos corruptos da cadeia.

Aos poucos, verifica-se uma ação coordenada para enfraquecer a Lei da Ficha Limpa. De forma sutil, pequenos projetos aqui e ali ganham força e vão deixando brechas para que os gestores inescrupulosos escapem da inelegibilidade mesmo se cometeram irregularidades internacionais. Isso é suficiente para que eles não recebam mais que uma multa.

Sejamos francos. Estamos falhando no combate à corrupção. Forma-se uma silenciosa operação para desmontar nossos meios de combater a corrupção. O sentimento de uma democracia instável aumenta a cada dia e, inexplicavelmente, parte daqueles que elegemos para nos representar. Todos são rápidos para levantar a bandeira da anticorrupção, mas sabemos que por baixo dos panos muitos agem somente em benefício próprio, nunca em prol do Brasil.

É uma vergonha. A democracia brasileira pede socorro.

 

Leia mais sobre Política Nacional acessando o link abaixo:

https://jornaldelins.com.br/categoria/brasil-e-o-mundo-brasil-e-o-mundo/politica-nacional/

PUBLICIDADE:

 

 

Autor: Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)
Referência: O Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2021 | Todos os direitos reservados.
Pular para a barra de ferramentas