(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
6 de dezembro de 2017

Sítio Yassuda é 3º colocado no Prêmio Fazenda Sustentável

Propriedade Linense, ficou entre as campeãs de sustentabilidade em 2017

Propriedade Linense, ficou entre as campeãs de sustentabilidade em 2017

O Sítio Yassuda, de Lins, em São Paulo, ficou com o terceiro lugar no 4º Prêmio Fazenda Sustentável, entregue por Globo Rural nesta terça-feira (5/12) em São Paulo (SP).

A terceira colocada entre as fazendas mais sustentáveis do Brasil tem apenas 36,3 hectares, dos quais 7,9 são preservados. No sítio Yassuda, que funciona há 30 anos em Lins (SP), Minoru e Emilia conseguiram multiplicar por dez a produtividade dos campos de frutas e hortaliças. Eles se basearam em práticas como rotação de culturas, irrigação por gotejamento e cultivo em estufas. “É uma alegria estar com vocês e compartilhar meus conhecimentos. Fico muito feliz de estar entre os finalistas. Independente da minha classificação, acredito que possa inspirar outros produtores”, disse o proprietário Minoru Yassuda, acompanhado da mulher, Emilia.

Realizado por Globo Rural, o Fazenda Sustentável tem metodologia desenvolvida em parceria com o banco holandês Rabobank e a Fundação Espaço Eco. As propriedades são avaliadas com base em uma série de critérios, incluindo boas práticas agropecuárias e sociais, além da viabilidade econômica do negócio. Ao todo, o concurso recebeu 47 inscrições de propriedades rurais de todo o Brasil. A partir de uma primeira análise, foram selecionados 13 finalistas e, destes, os três mais bem colocados.

“Esse prêmio vem mostrar que o Brasil tem muito a mostrar. Quando a gente fala em produção sustentável, a gente fala em produzir, preservar e também em ganhar dinheiro. Porque quando você está no vermelho não pensa no verde”, disse a gerente de Sustentabilidade do Rabobank, Taís Fontes.

Rodolfo Viana, diretor da Fundação Espaço Eco, ressaltou a importância da parceria na realização de iniciativas como o Fazenda Sustentável. “É cada vez mais importante frisar o impacto que nossas escolhas tem sobre o nosso planeta. A sustentabilidade é uma jornada, uma nova metodologia. Um ganha-ganha sem fim”, afirmou. Em seu pronunciamento, o diretor de Redação da revista Globo Rural, Bruno Blecher, afirmou que a humanidade continua “desafiando” a natureza “em uma escala quase que suicida”. “A sorte e que, a cada ano, cresce a quantidade de pessoas preocupadas com o planeta.” O diretor editorial da Editora Globo, Fernando Luna, lembrou que, desde a primeira edição, em 2013, o Prêmio Fazenda Sustentável tem unido pessoas com um propósito comum: levar as boas práticas ao campo. “Aqui tem mais que a força do campo. Tem a força da responsabilidade social e ambiental. Vocês estão na vanguarda nas práticas ambientais e sociais. Produtividade e sustentabilidade devem andar juntas”, disse ele.

Autor: Redação
Referência: Revista Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2017 | Todos os direitos reservados.