(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
24 de novembro de 2017

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo desenvolve o Programa “Município Amigo da Cultura”

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo possui o Atendimento Técnico aos Municípios (ATM) com o objetivo de oferecer apoio do Governo Estadual aos festivais e demais eventos paulistas de música, dança, cinema, literatura e teatro realizados nos 645 municípios paulistas

 

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo possui o Atendimento Técnico aos Municípios (ATM) com o objetivo de oferecer apoio do Governo Estadual aos festivais e demais eventos paulistas de música, dança, cinema, literatura e teatro realizados nos 645 municípios paulistas. Ligado ao Gabinete do Secretário da SEC, o ATM oferece apoio à programação e aos eventos.

Entre as atividades do ATM está a realização de atividades artísticas de acordo com o contexto e o calendário cultural do Município. Já a seleção de espetáculos e artistas tem a finalidade de oferecer para cidades que tem pouco ou nenhum contato com determinada linguagem artística o a estas.

O Atendimento Técnico aos Municípios contribui para atividades pontuais de difusão da cultura no Estado e soma-se aos diversos projetos e programas da Secretaria da Cultura em parceria com Prefeituras Municipais, possibilitando que muitas cidades, com suas particularidades e sua agenda cultural própria, sejam contemplados com o suporte do Governo Estadual.

CIRCUITO CULTURAL PAULISTA

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. Cada cidade recebe uma atração por mês.

O programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

 

KIT DE CINEMA     

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica promove a doação de kits compostos por equipamentos de projeção e sonorização a municípios do interior e litoral do estado de São Paulo que não possuem salas de cinema.

O programa é realizado em parceria com as prefeituras envolvidas, que disponibilizam o espaço e os profissionais para executar as projeções.

O objetivo é proporcionar aos municípios que não possuem salas de cinema o material necessário para a criação destes espaços. Os equipamentos podem ser utilizados em locais públicos já existentes como, por exemplo, escolas, auditórios e bibliotecas. As exibições são gratuitas para a população.

Atrelada a esta ação, a Secretaria de Estado da Cultura também desenvolve o programa Ponto MIS, no qual o Museu da Imagem e do Som (MIS) dá apoio aos municípios contemplados com os kits, fornecendo acervo e programação, realizando eventos, além da capacitação profissional.

Desta forma, o projeto pretende ampliar as atividades culturais gratuitas oferecidas pelas prefeituras das cidades envolvidas.

PONTOS DE CULTURA

Pontos de Cultura são projetos provenientes de entidades da sociedade, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, legalmente constituídas, sem fins lucrativos, que exploram diferentes meios e linguagens artísticas e lúdicas, a inclusão digital, de forma que potencializem ações e contribuam com a ampliação e garantia de acesso aos meios de fruição, produção e formação cultural.

Em dezembro de 2009 a Secretaria de Estado da Cultura lançou Edital e firmou contrato com 301 Pontos de Cultura em 172 municípios diferentes do Estado de São Paulo. Onde cada instituição proponente recebe R$ 180 mil reais em três parcelas anuais de R$ 60 mil.

As iniciativas dos Pontos envolvem comunidades em atividades de arte, cultura, educação, cidadania, economia criativa e solidária.

Visando estimular e fortalecer uma rede de criação e gestão cultural as redes de Pontos de Cultura são convênios firmados entre Governos Estaduais ou Municipais para criação de Redes com Gestão Compartilhada entre a Sociedade Civil Organizada e Governo.

Autor: Redação
Referência: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2018 | Todos os direitos reservados.