(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
23 de novembro de 2017

A precariedade na saúde pública no Brasil

A saúde pede socorro

A saúde pública no Brasil cada vez mais vem sendo um assunto muito discutido nas mídias. Ligar a televisão e encontrar uma matéria mostrando a precariedade da situação em que se encontram muitos hospitais públicos no Brasil não é novidade.

Há algum tempo, o sistema público enfrenta uma crise que se agrava a cada dia, e acaba comprometendo gravemente o atendimento hospitalar. O Descaso com a saúde pública é um problema crônico que se arrasta por muitos anos. Pessoas do passado já reclamavam dos maus atendimentos das redes públicas. Com isto o tempo foi passando e o problema persiste com famílias necessitando de atendimentos e encontrando unidades falidas. Com baixa qualidade nos atendimentos, poucas vagas para internação em várias especialidades, por exemplo: na cardiologia, pediatria e principalmente em leitos com grandes complexidades como na UTI e CTI. Pacientes vão aos hospitais e vivem sem nenhuma condição de cidadania, pois tem seus direitos violados pelas próprias autoridades, o pior de tudo é que nós cidadãos fechamos os olhos e preferimos não nos envolver diante de tantas injustiças e desigualdades.

Enquanto políticos viajam e sustentam suas mordomias com dinheiro público, pacientes menos favorecidos são atendidos no chão nos hospitais brasileiros pela falta de equipamentos. Para os governantes essa situação vem se arrastando por vários anos fazendo com que nenhum deles se interesse em querer melhorar as instalações e a mão de obra nas unidades hospitalares.

A Constituição Federal que deveria por obrigação nos proteger é desrespeitada, por isso mais de 150 milhões de brasileiros que não possuem convênios com hospitais particulares vivem a míngua quando necessita de ir aos hospitais públicos do Brasil. Nos dias atuais é fácil de ver e ler reportagens sobre os atendimentos nos hospitais com a falta de profissionais.

Com as novas instalações das UPAS (Unidade de Pronto-Atendimento) e das clinicas da família que tinham como o intuito de contribuir nos atendimentos da população, mas infelizmente a cada dia surgem novas reclamações com a falta de profissionais, medicamentos e vagas para internação. Pacientes reclamam do descaso no atendimento médico oferecido na UPA em Gramacho, na região de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em alguns casos, os pacientes esperam por mais de dez horas para serem atendidos na unidade de saúde, Por que atendimento na UPA é demorado? As pessoas procuram a UPA porque é uma unidade que oferece serviço com uma equipe completa por 24 horas. Mas grande parte das pessoas que vão à UPA buscar atendimento são classificadas como pacientes não urgentes, e a UPA é uma unidade para situações de urgência e emergência. Então, lá não é o local indicado para pacientes com dores simples, por exemplo. É por isso que as pessoas ficam esperando por atendimento, porque a prioridade é para o paciente grave, que sofreu um acidente, que sofreu um princípio de infarto (que pode ser atendido inicialmente na UPA e então encaminhado às unidades hospitalares), que sofreu uma fratura não exposta. Esses são exemplos de casos de urgência, e na UPA são priorizados. “Já quem tem um sintoma não caracterizado como urgente ou emergente, infelizmente vai precisar esperar”.

Além dos salários serem baixos, os médicos trabalham no limite, dando o seu melhor, com materiais básicos para que haja um atendimento adequado, fica somente nas utopias dos brasileiros que ainda assim não perdem a esperança de que um dia haverá uma solução, enquanto isso eles vivem uma realidade muito distante nos hospitais brasileiros.

 

 

 

 

Autor: Redação
Referência: Glauber Demétrio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2018 | Todos os direitos reservados.