(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
24 de Janeiro de 2018

Penápolis participa dos Jogos Regionais do Idoso

A partir desta quarta-feira (24), os atletas penapolenses iniciam participação no 22º Jogos Regionais do Idoso da 6ª Região Esportiva, que será disputado em Andradina, até o dia 28 de janeiro

O evento é uma promoção do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Fundo Social de Solidariedade.

A participação dos penapolenses no evento está sendo possível graças a Prefeitura Municipal de Penápolis, que além de preparar nossos atletas para a disputa, ainda é a responsável pelo transporte da delegação, que será composta por aproximadamente 30 pessoas. A cidade será representada nas modalidades de atletismo, bocha, malha, natação, truco e voleibol feminino.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, professor Paulo Henrique Sanchez, no Brasil, toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos é considerada como idoso, de acordo com o Estatuto do Idoso. “Porém, é importante frisar que essa nomenclatura não está e não deve ser associada com fragilidade ou invalidez. Pessoas com 60 anos ou mais estão plenamente aptas para realizar atividades cotidianas, laborais, físicas e intelectuais”, enfatiza. 

“Atualmente, temos mais de 20 milhões de idosos no Brasil, estima-se que em 2025 serão 32 milhões e que em 2050 o número de pessoas idosas será maior ou igual ao de crianças e jovens de 0 a 15 anos. Esse dado é importante, pois a mudança do perfil populacional leva a mudanças no atendimento direto e indireto da população, como serviços básicos e garantia dos direitos à vida, à liberdade, à dignidade, ao lazer e à saúde”, disse o secretário.

“Nessa faixa etária a atenção com a saúde deve estar mais acentuada pelo fato de haver um declínio nas funções fisiológicas que podem gerar agravos à saúde, além de ocorrer perda de massa muscular, massa óssea e, consequentemente, diminuição da força muscular, portanto a prática de atividade física é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos idosos, por isso, temos como uma de nossas políticas públicas a oferta de atividades físicas para as pessoas da melhor idade”, concluiu.

O prefeito Célio de Oliveira também reforçou o apoio às pessoas da terceira idade não só no esporte, como também em outros setores da administração municipal, e, desejou boa sorte aos nossos competidores.

“O resultado final é o que menos interessa, o que mais vale é a oportunidade da prática da atividade física e o convívio com pessoas de outras cidades. Isso contribui com uma melhor condição física, além de manter o estado de espírito e a autoestima sempre em alta”, finalizou o prefeito.

Equipes

As equipes de Penápolis estão assim constituídas:

ATLETISMO

Feminino “D” 800 metros: Dirce Fernandes;

Masculino “C” 1.200 metros: Wilson Nunes;

BOCHA

Ademir Aparecido Paixão (Mirão), Noriyoshi Yamamoto (Jaime) e João Castilho Simon;

MALHA

José Domingos (Zezinho), Armando Magdaleno (Maninho) e Ademar da Rocha (Professor);

NATAÇÃO

Feminino “D” 25 metros livre: Maria Rosa Borges;

TRUCO

Agenor de Freitas Parra e Antonio Correia da Silva (Tonho);

VOLEIBOL FEMININO 60 ANOS (A)

Aneides Minhoto, Aparecida Tomé, Claudete Pagani, Dirce Fernandes, Irma Grego, Lourdes Primo, Maria Rozária, Maria Santa, Marlene Jonas Nascimento, Rita de Cássia Pesquero, Rosangela dos Santos e Rosangela Penteado. Técnica: Regina Célia Teixeira Melles. Monitora: Jeny Santana dos Santos.

Competição

Os Jogos Regionais do Idoso tem por objetivo promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa e valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas. Para participar dos jogos, o idoso deverá ter no mínimo 60 (sessenta) anos completados no ano dos jogos.

 

 

 

 

 

Autor: Redação
Referência: Secom – PMPenapolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2018 | Todos os direitos reservados.