(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
16 de Janeiro de 2018

Paulistão começa nesta quarta com Linense e Santos em Lins

Disputado por 16 times, o Campeonato Paulista de 2018 será aberto no dia 17 de janeiro, próxima quarta-feira. As finais estão previstas para 1º e 8 de abril.

Disputado por 16 times, o Campeonato Paulista de 2018 será aberto no dia 17 de janeiro, próxima quarta-feira. As finais estão previstas para 1º e 8 de abril.

Por causa da Copa do Mundo da Rússia, entre junho e julho, a competição estadual deste ano começará duas semanas antes e terminará com um mês de antecedência em relação à de 2017.

Paulistão 2018 conta com 16 times divididos em quatro grupos de quatro times (Foto: Infoesporte)

Serão distribuídos R$ 11 milhões em premiação, mesmo valor do ano passado. O campeão ficará com R$ 5 milhões.

A principal mudança em relação ao ano passado é o limite de inscrições. Serão 26 atletas por equipe (três goleiros e 23 de linha) – em 2017, foram 28.

Porém, os clubes poderão apresentar outra lista com número ilimitado de jogadores da base. Veja abaixo as regras específicas para esse caso:

Ter de 16 anos completos a ser nascido até 1997

Estar registrado pelo clube, sem empréstimos, por no mínimo 12 meses

Ter participado de competição de base da FPF em 2017 ou antes

Usar no máximo 5 atletas dessa lista simultaneamente nos jogos

O regulamento

Os participantes estão divididos em quatro grupos de quatro times. Na primeira fase, as equipes enfrentarão apenas adversários dos outros grupos, em turno único, num total de 12 partidas cada. Os dois melhores de cada grupo avançarão às quartas de final e se enfrentarão entre si em dois jogos eliminatórios.

Semifinais e finais também serão disputadas em duas partidas. Nas fases de mata-mata, o time que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores fará o segundo jogo como mandante.

Os dois times que somarem menos pontos na fase de grupos em geral serão rebaixados.

Os critérios de desempates serão, pela ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio.

Nas quartas, semi e final, em caso de empate em vitórias e saldo de gols, haverá disputa de pênaltis.

Depois da primeira fase, os times classificados do nono ao 14º lugar (menos os quatro considerados grandes) disputarão o troféu Campeão do Interior.

Os grupos

Grupo A

Bragantino

Corinthians

Ituano

Linense

Grupo B

Ponte Preta

Santo André

São Caetano

São Paulo

Grupo C

Ferroviária

Novorizontino

Palmeiras

São Bento

Grupo D

Botafogo

Mirassol

RB Brasil

Santos

Veja abaixo como foi a preparação de Linense e Santos:

Linense

Thiago Humberto disputa o quarto Paulista em Lins (Foto: José Luís Silva/Agil Imagens) Thiago

Após se classificar pela primeira vez no ano passado para a segunda fase do Paulistão, o Linense prega cautela para 2018 e aposta as fichas no retorno do experiente técnico Moacir Júnior. Além disso, o time de Lins acertou a continuidade de alguns atletas, como o meia Thiago Humberto, que vai para seu quarto estadual com a camisa do Elefante da Noroeste.

O goleiro Victor Golas e o zagueiro Adalberto também voltaram, mas a ausência que deve ser sentida pelo time do Centro-Oeste Paulista é a de Gabrielzinho. O rápido atacante foi vendido ao Rio Ave, de Portugal, na transação mais cara da história do clube português.

 

 

Santos

Sasha é o reforço do Santos para o ataque (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

O Santos chega ao Campeonato Paulista com cara nova no comando: o técnico Jair Ventura, ex-Botafogo, é a principal novidade no time para a temporada até o momento. Além da mudança na comissão técnica, o Peixe começa a competição estadual com peças bem diferentes do ano passado.

 

Ao contrário de 2017, quando a base do elenco foi mantida, o Santos perdeu atletas importantes como Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, que eram titulares desde 2015, e anunciou as chegadas de duas apostas: o lateral-esquerdo Romário e o atacante Eduardo Sasha.

 

Em 2018, a expectativa é que o Peixe apague o mau desempenho da temporada passada, quando foi eliminado nas quartas de final para a Ponte Preta, nos pênaltis. O revés fez com que a série de oito finais seguidas, de 2009 até 2016, fosse interrompida.

 

Time-base: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Romário; Alison, Renato e Vecchio; Bruno Henrique, Copete e Rodrigão.

Novidade: Jair Ventura, que vai implantar seus métodos e filosofias no Santos. O técnico promete comandar uma equipe ofensiva, com o DNA do Santos.

Estrela: Bruno Henrique, que foi o artilheiro do time em 2017, com 18 gols marcados.

Ponto forte: Defesa, muito por conta do entendimento de Lucas Veríssimo e David Braz em campo e das atuações milagrosas de Vanderlei.

Ponto fraco: Setor ofensivo, que contou com as perdas de Lucas Lima e Ricardo Oliveira para Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente.

Autor: Redação
Referência: Com informações do Site Globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2018 | Todos os direitos reservados.