(14) 3523-9659 |
COMPROMISSO DE VERDADE
3 de Janeiro de 2018

Nasa aponta que Brasil usa 7,6% do seu território com lavouras

Ministério da Agricultura considera que dados reforçam cálculos da Embrapa sobre preservação na agricultura nacional

Números da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) apontam que o Brasil usa para as lavouras o equivalente a 7,57% do seu território. Essa superfície também corresponde a apenas 3,41% da área cultivada em todo o mundo. Os dados estão disponíveis na internet e fazem parte de um mapeamento feito pela instituição que serve como suporte para trabalhos relacionados à segurança alimentar.

O mapeamento considera que o Brasil tem uma extensão territorial pouco acima de 845 milhões de hectares. Desse total 63,99 milhões são utilizados como áreas de cultivo. É bem menos, por exemplo, que os Estados Unidos. O território americano tem 914 milhões de hectares, dos quais 167 milhões são cultivados, o equivalente a 18,34% da área nacional e 8,95% em proporção global.

A Dinamarca cultiva 76,8% do seu território, de acordo com o levantamento da Nasa. Na Irlanda, proporção chega a 74,7%; nos Países Baixos, 66,2%; Reino Unido 63,9%; e na Alemanha 56,9%. Em nível global, o país com maior proporção de área agrícola é a Índia. Com 179,8 milhões de hectares (60,45% do país), os indianos cultivam 9,6% do território do planeta, informa o mapeamento.

Na visão do Ministério da Agricultura (Mapa), os dados da Nasa sobre o Brasil estão em linha com os cálculos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e reforçam a posição de vanguarda do país em matéria de preservação ambiental na atividade agrícola. A Embrapa Territorial calcula a ocupação agrícola do Brasil em 65,91 milhões de hectares, o equivalente a 7,8% do território nacional.

De acordo com o Ministério, o ministro Blairo Maggi pretende colocar esses números em um discurso que fará na Alemanha, este mês. Ele foi convidado para participar do painel de abertura do Fórum Global para Alimentação e Agricultura, em Berlim, capital alemã. O evento será entre os dias 18 e 20, durante a Semana Verde Internacional.

 

Autor: Redação
Referência: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA REGIÃO.

QUEM SOMOS

Iniciamos as atividades do Jornal de Lins no ano de 2013, inicialmente com versão impressa. Estamos agora em versão online. Buscamos a construção de um veículo de comunicação que tenha Compromisso de Verdade com o leitor e a veracidade da notícia. Estamos construindo um Portal de Notícias e Informações ágil, moderno e repleto de conteúdo para prestar o melhor serviço ao leitor. Um veículo que mostre nossa gente e nossas realizações ao mundo, e traga o mundo até nossa terra.

FALE CONOSCO

Jornal de Lins

JORNAL DE LINS ©2018 | Todos os direitos reservados.